IMPERMEABILIZAÇÃO
EM OBRAS DE ENGENHARIA

A impermeabilização é uma técnica meticulosa empregada com o objetivo de selar, vedar ou colmatar materiais porosos e suas possíveis falhas, geradas por momentos estruturais ou por defeitos técnicos durante a execução. Sua aplicação é feita com diferentes composições, com a função de evitar a ação das intempéries por meio de infiltrações em qualquer parte da construção — paredes, lajes, aberturas, muros, coberturas, etc.

Impermeabilização Rígida

É um procedimento que deixa a área trabalhada impermeável pela inclusão de aditivos químicos e agregados. Os impermeabilizantes rígidos não funcionam em conjunto com os elementos estruturais, portanto, não podem ser aplicados em superfícies sujeitas a grandes variações de temperatura. A impermeabilização rígida é ideal para locais não sujeitos às fissuras, como subsolos, piscinas enterradas e galerias, já que estão sobre a ação de condições de temperaturas constantes.

Impermeabilização Flexível

Representada pelo conjunto de produtos aplicados em partes construtivas sujeitas à fissuração, a impermeabilização flexível é geralmente feita com materiais compostos de elastômeros e polímeros. Os materiais podem ser moldados no local (membranas) ou serem pré-fabricados (mantas). Esse sistema flexível é ideal para locais sujeitos à variação de temperatura, como varandas, coberturas, terraços, piscinas suspensas, pisos frios e lajes.

 

Diferentes Tipos

compõe uma membrana líquida, com a soma da base acrílica com o elemento elastômero. É aplicada em locais expostos (paredes externas, lajes, marquises e coberturas).
com aplicação feita a frio, esse monocomponente é amplamente empregado em áreas frias, lajes e terraços.
composto de polímeros, esse tipo modificado de asfalto tem função estruturante; perfeito tanto para lajes inclinadas quanto planas, além de áreas úmidas ou molhadas (floreiras, reservatórios, piscinas e áreas frias).
constituída a partir da mistura de cimento, polímeros e aditivos, é ideal para reservatórios de água, áreas de subsolo, poços de elevadores, rodapés em geral e piscinas.
muito usado para vedar caixilhos, é indicado para o revestimento de juntas, tanto externas quanto internas.
evita absorção de água sem modificar a aparência das estruturas nas quais é aplicado. Muito usado sobre superfícies de concreto aparente e/ou tijolos, bem como telhas de cerâmica, fachadas de pedra e bases porosas.
utilizado para as mesmas finalidades dos hidrorrepelentes, ou seja, em materiais e produtos que apresentam minerais em sua composição.

SOLICITAR CONTATO